segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O ESPIRITO SANTO PARTE 1º



O PASTOR ANDRÉ PREGANDO SOBRE O ESPIRÍTO SANTO
(JOÃO 14: 16-18, 16:7-13)
INTRODUÇÃO.
    Você conhecer as funções da igreja?
   A igreja batista tem a função de: Legislativo- compete so a Cristo os seus ensinos no NT. Ela É o ÚNICO e capaz de Legislar.
   A igreja também tem a função JUDICIAL, ela demite e admitem, membros, a igreja tem toda autoridade Judicial.
   A igreja também tem a Função EXECULTIVA pelo Pastor, isto é, pelo ministro, que é investido da autoridade que a igreja lhe outorgou, com a imposição de mãos realizada pelo presbitério no dia de sua consagração.
   Deus tem um agente executivo divino no mundo de nossos dias: o Espírito Santo.  
   Ele é o continuador da obra que Jesus começou. Ele move-se entre milhões de crentes e incrédulos no mundo todo.
   Nos lares, nas igrejas, e nas prisões etc.
   O Espírito Santo ele opera em países onde e durante séculos, existe resistência ao evangelho.
   O E.S Move-se e opera em resposta aos apelos dos filhos de Deus, onde que eles estejam.
   Sua obra é poderosa e continua operante na vida dos cristãos que tem buscado sua justiça.
   Cada crente que criaram uma vida de oração constante e crescente, que se comunicam com o E.S Comungam com ele, são os que tem maior conhecimento de JESUS CRISTO.   
   O ESPIRÍTO SANTO jamais pode ser subestimando. O E.S é Deus! Na sociedade brasileira 90% das pessoas dizem a creditar em Deus.
   O Ateísmo, embora tenha crescido nos últimos anos, ainda é uma crença com poucos adeptos.
Basílio de Cesareia.                       Agostinho de Hipona.
Deus o Pai não é Gerado.       O Pai é Pai porque tem um filho.
O Filho é Gerado.       O Filho é Filho porque pelo Pai tem um Pai.
O Espírito Santo procede do Pai. (por meio do filho). O Espírito Santo é o vinculo de unidade entre o Pai e o filho, e, portanto, procede dos dois.
   Para o crente em Jesus Cristo o Espírito Santo é Deus assim como Jesus o é.
   Existe uma triunidade. Deus se revelou como Pai, Filho e Espírito Santo. Há uma tríplice revelação porque há um modo tríplice de existir.
   A teologia afirma que a triunidade foi conhecida por causa da trindade.
   Se não houvesse uma tríplice manifestação própria de Deus, jamais se revelaria aos homens a triunidade de sua existência.
1. Precisamos definir quem é realmente o Espírito Santo, porque sabemos na tese quem é Deus!
   O Espírito Santo como uma pessoa distinta é uma idéia única na fé Cristã. Por este motivo é difícil um paralelo nas demais religiões.
   Não se pode falar do E.S. religiões de origem africana, a não ser que isso seja feito a partir de influencias cristãs.
   Notamos que o sincretismo afro-brasileiro fez com que fosse criada uma correção entre os orixás e o conceito de Deus e dos “santos” da tradição católica.
   Na umbanda: vemos que a divindade suprema _Olorum_ é diferente das três divindades subordinadas. (o E.S. Também é Deus como Jesus o é).
   Obatala (“pai”), Oxalá (“Filho”) e Ifá (“Espírito Santo”), para o candomblé, Ífá é o orixá de “sabedoria e consulta”.
   Isso não é um paralelo exato, mas é interessante nota ambos, Ifá “O E.S” são porta vozes do divino.
   Alem disso, seria um erro confundir categorias tão diferentes como a fé Cristã. E as religiões afro-Brasileiras,, na busca de paralelos que na, verdade são superficiais.
No Kardecismo: existe muito pouco a respeito do E.S. Ao cita JO 3.8. Kardec tratou o Espírito Santo como o Espírito de Deus, mas também confundiu o E.S com alma e, daí, usou o texto para apoiar a doutrina da preexistência das almas.
   De qualquer maneia, não aparece no Kardecismo uma distinção entre o E.S e Deus, sendo que ambos são considerados uma única pessoa.
   Podemos concluir que, Kadercismo, o conceito do E.S é de pouca importância. 
No Islamismo: ele, o Islamismo se desenvolveu como uma reação a varias idéias e doutrinas Cristã.
   Embora seja altamente provável que Maomé não tenha entendido muito bem o significado das doutrinas básicas do cristianismo.
   NO Alcorão, surate 2. 116 dá impressão de que ele entendeu que a trindade fosse composta de Deus Pai, o filho e Maria.
   O mais provável é que isto seja uma indicação um culto a Maria já bem desenvolvido, na área onde Maomé atuou.
   A Doutrina da unidade absoluta de Deus elimina qualquer noção do E.S do ensino Mulçumano.
   O Islamismo entende a promessa De Jesus quanto à vinda do E.S como uma profecia a respeito de Maomé.
   Os Mulçumanos não entendem que Maomé é o Espírito Santo, mas que, quando Jesus falou em João 14.16. Do (Paraklêtos), o Consolador que viria, na verdade ele falava de Maomé.
   Assim, Maomé, como o profeta final, seria o Espírito da verdade. O Consolador e mensageiro de Deus.
Pensamentos deles sobre o texto original:
   Segundo Higgins, o texto grego deve dizer (periklutos ao invés de paraklêtos.
   O motivo para essa opinião é que a palavra do texto representa uma palavra do aramaico, a língua falada por Jesus, e que foi traduzida erroneamente para o grego como paraklêtos.      
   Hinggins diz que periklutos significa “Famoso inlustre”, que em arábico é o significado Maomé.
   A mudança no texto existe porque os manuscrito mais antigo, segundo Hggins, foram destruídos pelos cristãos. 
   Ulfat cita também o Evangelho de Barnabé, que contém uma profecia que nomeia Maomé como profeta final que haveria de vir.
   Podemos concluir, então, que o Islamismo nega a Doutrina do Espírito Santo, como pessoa distinta, que vem para habitar e regenerar os crêem em Deus. 
São vários ataques que o cristianismo tem sofrido nos séculos dos séculos, o ataque das seitas no século XIX contra a doutrina da trindade continua, ao abordarmos a doutrina da pessoa do Espírito Santo.
   Há em Deus três personalidades distintas e divinas, sendo cada uma igual a outra quanto a natureza. No entanto, não há três apesar desde modo triúno de Deus existir e de revela-se, o Antigo Testamento acentua fortemente a unidade de Deus.
As testemunhas de Jeová, nega esta doutrina também.
   A negação da personalidade do Espírito Santo é evidente no ensino da seita, (Testemunha de Jeová).
   O uso que eles fazem do “Espírito Santo”, eles indica que se trata de uma força controlada que Jeová Deus usa para realizar uma variedade de propósitos.     
   Até certo ponto, ele pode ser comparado com uma eletricidade, uma força que pode ser adaptada para realizar grande variedade de operações”.
   As testemunhas de Jeová descrevem a ação do Espírito como revelador, não por meio da comunicação entre pessoas, mas como “ondas de radio que transmitem mensagens entre pessoas distintas umas das outras”.
   Os textos bíblicos que falam do Espírito Santo como pessoa são interpretados como figuras de linguagem, da mesma forma em que a lei ou a sabedoria são tratadas como se fossem pessoas.
   Em outros textos, nesse caso, o E.S é visto como uma força poderosa que emana de Deus para cumprir sua vontade (para eles).
Deus PAI, FILHO E ESPÍTO É UM SÓ:
   DEUS É UM. Esta expressão é constantemente usada no Antigo Testamento, pois o povo eleito vivia no meio da nação idolatra e politeístas.
   E por esse motivo o VT enfatiza tanto a unidade de Deus. O Novo testamento ensina que Deus, Jesus e o Espírito Santo são três pessoas distintas, eternas e iguais subsistindo numa só essência.
   O Novo Testamento ensina que Deus é uma trindade simples, mas tríplice, de modo de existir e de revelar-se.
   A doutrina da trindade é uma doutrina histórica, Por isso que se funda na tríplice manifestação de Deus e nos eventos exagerados no Novo testamento.
Os MÓRMONS:
   Têm uma visão do Espírito Santo muito diferente também das testemunhas de Jeová, que é consistente no seu (politeísmo). Comentar.
   Os Mórmons ensinam que o Espírito Santo é uma divindade distinta de Jesus Cristo e de Deus Pai.
   Para os Mórmons estas são as três pessoas que compõem a trindade: O Pai e o filho_ pessoas de carne e osso_ e o Espírito _Pessoa somente espiritual. 
   Algumas autoridades antigas entre os mórmons tinham Dúvidas se o Espírito Santo existiria como pessoa distinta ou não.
   O ensino atual, entretanto, afirma que existia como um ser distinto.
   É uma pessoa masculina e divina. Quanto a origem do E.S e destino nada é conhecido.
   Os Mórmons dizem que: de maneira semelhante ao Pai e ao Filho, o E.S é limitado pelo espaço e pelo tempo.
   Eles dizem que o E.S não pode ser onipresente, porque, mesmo sem corpo físico, ele tem um corpo espiritual, finito e limitado.
   A pesar disso, eles também diz, sua inteligência, influencia e poder podem ser onipresentes em todas as obras de Deus.
   Embora afirme a personalidade do E.S, ISTO FICA OBSCURECIDO pelo uso de uma linguagem semelhante à das testemunhas de Jeová. Que o representa como uma energia, poder e influencia de Deus, por meio do que ele cumpre seus propósitos.
   Para os Mórmons o E.S emana de Deus, e é o revelador que dá testemunho dele e santifica as almas.
   No mormonismo, o E.S tem o importante papel de selar e ratificar as ordenanças do Senhor, como o Batismo e o casamento para a eternidade, no templo.
   Em fim, o E.S é o administrador das obras de Cristo e do Pai, na terra. Neste sentido o E.S, segundo os mórmons, ele é subordinado ao PAI E AO FILHO.   
Pessoas de varias gerações tentam eliminar a pessoa do Espírito Santo como o próprio Deus.
No livro de AT CAP 5: 3-4:
 - Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
- Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
- E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.
- E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram.
- E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido.
- E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto.
- Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.
- E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido.
   O E.S é Deus! Em 1º CO 3:16, DIZ: - Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
    O E.S tem os mesmos atributos de Deus em Romanos 15. 30 diz,- E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus; ele leva nossas orações a Deus como deve chegar.
Reconsiderações finais:
   As obras de Deus são atribuídos ao E.S, JO.16:8, RM.8:11.
   O nome do E.S esta ligado ao PAI. E ao Filho de maneira que indica que ele é Deus. MT. 28:19, II CO. 3:3.
    POR outro lado, porém a bíblia descreve-nos o Pai, o Filho e o E.S de tal maneira que nos faz distinguir três pessoas. 
  
  

     

Um comentário:

  1. QUE DEUS POSSA CONTINUAR DANDO ORIENTAÇÃO A CADA UM DE NÓS.

    ResponderExcluir