O PASTOR ANDRÉ PREGANDO SOBRE O ESPIRÍTO SANTO
(JOÃO 14: 16-18,
16:7-13)
INTRODUÇÃO.
Você conhecer as funções da igreja?
A igreja batista tem a função de: Legislativo- compete so a Cristo os seus
ensinos no NT. Ela É o ÚNICO e capaz de Legislar.
A igreja também tem a
função JUDICIAL, ela demite e
admitem, membros, a igreja tem toda autoridade Judicial.
A igreja também tem a
Função EXECULTIVA pelo Pastor,
isto é, pelo ministro, que é investido da autoridade que a igreja lhe outorgou,
com a imposição de mãos realizada pelo presbitério no dia de sua consagração.
Deus tem um agente
executivo divino no mundo de nossos dias: o Espírito Santo.
Ele é o continuador da
obra que Jesus começou. Ele move-se entre milhões de crentes e incrédulos no
mundo todo.
Nos lares, nas igrejas, e nas prisões etc.
O
Espírito Santo ele opera em países onde e durante séculos, existe resistência
ao evangelho.
O E.S Move-se e opera em resposta aos apelos
dos filhos de Deus, onde que eles estejam.
Sua obra é poderosa e continua operante na vida dos cristãos que tem
buscado sua justiça.
Cada crente que criaram uma vida de oração
constante e crescente, que se comunicam com o E.S Comungam com ele, são os que
tem maior conhecimento de JESUS CRISTO.
O ESPIRÍTO SANTO jamais pode ser
subestimando. O E.S é Deus! Na
sociedade brasileira 90% das pessoas dizem a creditar em Deus.
O Ateísmo, embora tenha crescido nos últimos
anos, ainda é uma crença com poucos adeptos.
Basílio de Cesareia. Agostinho de Hipona.
Deus o Pai não é Gerado. O Pai é Pai porque tem um filho.
O Filho é Gerado. O Filho é Filho porque pelo Pai tem um Pai.
O Espírito Santo procede do Pai. (por
meio do filho). O Espírito Santo é o
vinculo de unidade entre o Pai e o filho, e, portanto, procede dos dois.
Para o
crente em Jesus Cristo o Espírito Santo é Deus assim como Jesus o é.
Existe uma triunidade.
Deus se revelou como Pai, Filho e Espírito Santo. Há uma tríplice revelação
porque há um modo tríplice de existir.
A teologia afirma que a triunidade foi
conhecida por causa da trindade.
Se não houvesse uma tríplice manifestação
própria de Deus, jamais se revelaria aos homens a triunidade de sua existência.
1. Precisamos definir quem é realmente o
Espírito Santo, porque sabemos na tese quem é Deus!
O Espírito Santo como uma pessoa distinta é
uma idéia única na fé Cristã. Por este motivo é difícil um paralelo nas demais
religiões.
Não se pode falar do E.S. religiões de
origem africana, a não ser que isso seja feito a partir de influencias cristãs.
Notamos que o sincretismo afro-brasileiro fez com que fosse criada uma
correção entre os orixás e o conceito de Deus e dos “santos” da tradição
católica.
Na umbanda: vemos
que a divindade suprema _Olorum_ é diferente das três divindades subordinadas. (o E.S. Também é Deus
como Jesus o é).
Obatala (“pai”), Oxalá (“Filho”) e Ifá
(“Espírito Santo”), para o candomblé, Ífá é o orixá de “sabedoria e consulta”.
Isso não é um paralelo exato, mas é
interessante nota ambos, Ifá “O E.S” são porta vozes do divino.
Alem disso, seria um erro confundir
categorias tão diferentes como a fé Cristã. E as religiões afro-Brasileiras,,
na busca de paralelos que na, verdade são superficiais.
No Kardecismo: existe muito pouco a respeito do E.S. Ao cita JO 3.8. Kardec tratou o Espírito Santo como o Espírito de
Deus, mas também confundiu o E.S com alma e, daí, usou o texto para apoiar a
doutrina da preexistência das almas.
De
qualquer maneia, não aparece no Kardecismo uma distinção entre o E.S e Deus,
sendo que ambos são considerados uma única pessoa.
Podemos concluir que, Kadercismo, o conceito
do E.S é de pouca importância.
No Islamismo:
ele,
o Islamismo se desenvolveu como uma reação a varias idéias e doutrinas Cristã.
Embora seja altamente
provável que Maomé não tenha entendido muito bem o significado das doutrinas
básicas do cristianismo.
NO
Alcorão, surate 2. 116 dá impressão de que ele entendeu que a trindade fosse
composta de Deus Pai, o filho e Maria.
O mais
provável é que isto seja uma indicação um culto a Maria já bem desenvolvido, na
área onde Maomé atuou.
A Doutrina da unidade absoluta de Deus
elimina qualquer noção do E.S do ensino Mulçumano.
O Islamismo entende a promessa De Jesus quanto à vinda do
E.S como uma profecia a respeito de Maomé.
Os Mulçumanos não entendem que Maomé é o
Espírito Santo, mas que, quando Jesus falou em João 14.16. Do
(Paraklêtos), o Consolador que viria, na verdade ele falava de
Maomé.
Assim,
Maomé, como o profeta final, seria o Espírito da verdade. O Consolador e
mensageiro de Deus.
Pensamentos
deles sobre o texto original:
Segundo Higgins, o
texto grego deve dizer (periklutos ao invés de paraklêtos.
O motivo para essa opinião é que a palavra
do texto representa uma palavra do aramaico, a língua falada por Jesus, e que
foi traduzida erroneamente para o grego como paraklêtos.
Hinggins diz que
periklutos significa “Famoso inlustre”, que em arábico é o significado Maomé.
A mudança no texto
existe porque os manuscrito mais antigo, segundo Hggins, foram destruídos pelos
cristãos.
Ulfat
cita também o Evangelho de Barnabé, que contém uma profecia que nomeia Maomé
como profeta final que haveria de vir.
Podemos concluir, então, que o Islamismo
nega a Doutrina do Espírito Santo, como pessoa distinta, que vem para habitar e
regenerar os crêem em Deus.
São vários ataques que o cristianismo tem sofrido nos séculos
dos séculos, o ataque das seitas no século XIX contra a doutrina da trindade
continua, ao abordarmos a doutrina da pessoa do Espírito Santo.
Há em Deus
três personalidades distintas e divinas, sendo cada uma igual a outra quanto a
natureza. No entanto, não há três apesar desde modo triúno de Deus existir e de
revela-se, o Antigo Testamento acentua fortemente a unidade de Deus.
As testemunhas de Jeová, nega esta doutrina também.
A negação da
personalidade do Espírito Santo é evidente no ensino da seita, (Testemunha de Jeová).
O uso que eles fazem do
“Espírito Santo”, eles indica que se trata de uma força controlada que Jeová
Deus usa para realizar uma variedade de propósitos.
“Até
certo ponto, ele pode ser comparado com uma eletricidade, uma força que pode
ser adaptada para realizar grande variedade de operações”.
As testemunhas de Jeová
descrevem a ação do Espírito como revelador, não por meio da comunicação entre
pessoas, mas como “ondas
de radio que transmitem mensagens entre pessoas distintas umas das outras”.
Os textos bíblicos que
falam do Espírito Santo como pessoa são interpretados como figuras de
linguagem, da mesma forma em que a lei ou a sabedoria são tratadas como se
fossem pessoas.
Em outros textos, nesse
caso, o E.S é visto como uma força poderosa que emana de Deus para cumprir sua
vontade (para
eles).
Deus
PAI, FILHO E ESPÍTO É UM SÓ:
DEUS É UM. Esta expressão é
constantemente usada no Antigo Testamento, pois o povo eleito vivia no meio da
nação idolatra e politeístas.
E por esse motivo o VT enfatiza tanto a
unidade de Deus. O Novo testamento ensina
que Deus, Jesus e o Espírito Santo são três pessoas distintas, eternas e iguais
subsistindo numa só essência.
O Novo Testamento ensina que Deus é uma
trindade simples, mas tríplice, de modo de existir e de revelar-se.
A doutrina da trindade é uma doutrina
histórica, Por isso que se funda na tríplice manifestação de Deus e nos eventos
exagerados no Novo testamento.
Os MÓRMONS:
Têm uma visão do Espírito Santo muito
diferente também das testemunhas de Jeová, que é consistente no seu
(politeísmo). Comentar.
Os Mórmons ensinam que o Espírito Santo é
uma divindade distinta de Jesus Cristo e de Deus Pai.
Para os Mórmons estas são as três pessoas que
compõem a trindade: O Pai e o filho_ pessoas de carne e osso_ e o Espírito _Pessoa
somente espiritual.
Algumas autoridades
antigas entre os mórmons tinham Dúvidas se o Espírito Santo existiria como
pessoa distinta ou não.
O
ensino atual, entretanto, afirma que existia como um ser distinto.
É uma pessoa masculina e divina. Quanto a
origem do E.S e destino nada é conhecido.
Os Mórmons dizem que: de maneira
semelhante ao Pai e ao Filho, o E.S é limitado pelo espaço e pelo tempo.
Eles dizem que o E.S não pode ser
onipresente, porque, mesmo sem corpo físico, ele tem um corpo espiritual, finito
e limitado.
A pesar disso, eles também diz, sua
inteligência, influencia e poder podem ser onipresentes em todas as obras de
Deus.
Embora afirme a personalidade do E.S, ISTO
FICA OBSCURECIDO pelo uso de uma linguagem semelhante à das testemunhas de
Jeová. Que o representa como uma energia, poder e influencia de Deus, por meio
do que ele cumpre seus propósitos.
Para os Mórmons o E.S
emana de Deus, e é o revelador que dá testemunho dele e santifica as almas.
No mormonismo, o E.S tem o importante papel
de selar e ratificar as ordenanças do Senhor, como o Batismo e o casamento para
a eternidade, no templo.
Em fim, o E.S é o
administrador das obras de Cristo e do Pai, na terra. Neste sentido o E.S,
segundo os mórmons, ele é subordinado ao PAI E AO FILHO.
Pessoas de varias gerações tentam eliminar a pessoa do Espírito
Santo como o próprio Deus.
No livro de AT CAP 5: 3-4:
- Disse então Pedro: Ananias, por que encheu
Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte
do preço da herdade?
-
Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que
formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
- E
Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre
todos os que isto ouviram.
- E,
levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o
sepultaram.
- E,
passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o
que havia acontecido.
- E
disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim,
por tanto.
- Então
Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o
Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e
também te levarão a ti.
- E logo
caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a
sepultaram junto de seu marido.
O E.S
é Deus! Em 1º CO 3:16, DIZ: - Não sabeis vós que sois o templo de Deus e
que o Espírito de Deus habita em vós?
O
E.S tem os mesmos atributos de Deus em Romanos 15. 30 diz,- E rogo-vos,
irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais
comigo nas vossas orações por mim a Deus; ele leva nossas orações a Deus como
deve chegar.
Reconsiderações finais:
As obras de Deus são atribuídos ao E.S,
JO.16:8, RM.8:11.
O nome do E.S esta ligado ao PAI. E ao Filho
de maneira que indica que ele é Deus. MT. 28:19, II CO. 3:3.
POR outro lado, porém a bíblia descreve-nos
o Pai, o Filho e o E.S de tal maneira que nos faz distinguir três pessoas.
QUE DEUS POSSA CONTINUAR DANDO ORIENTAÇÃO A CADA UM DE NÓS.
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