sábado, 15 de dezembro de 2012

PORQUE DEVO SER DIZIMISTA?

O QUE É O DÍZIMO, COMO, QUANDO E PORQUE DEVOLVER

O QUE É O DÍZIMO, COMO, QUANDO E PORQUE DEVOLVER
Introdução: A palavra dízimo é a tradução de palavras hebraicas e gregas que significam a décima parte. Em termos matemáticos seriam 10%. Portanto quando usamos o termo DÍZIMO, estamos falando da décima parte. Todos os dicionários de língua portuguesa definem o verbete DÍZIMO, por décima parte.
I)  O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O DÍZIMO?
       1. "Também todos os dízimos da terra... pertencem ao Senhor. Esse dízimo será santo ao Senhor". (Lv. 27.30,32).
       2. "Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas". (Ml. 3.8).
       3. À luz da Palavra do Senhor, concluímos que ser dizimista não é só uma questão de fidelidade e generosidade, mas também de desonestidade.
II)  O CRISTÃO DIZIMISTA       1. Dízimo não se paga e nem se dá, se devolve. Porque não damos algo que não nos pertence, nós o devolvemos.
       2. Teste de obediência e fidelidade. Da mesma forma que existem limites, existem obrigações. Se passarmos dos limites, desobedecemos e ofendemos a Deus. Se não cumprimos nossa obrigação desrespeitamos a Deus. Deus não precisa do dízimo. O dízimo faz parte de um pedido de Deus para provar nossa fidelidade e obediência. Podemos ilustrar essa afirmação dizendo que Deus não precisava da árvore do Éden, não precisava de Isaque sacrificado como cordeiro. Ele utilizou estes como provas. Adão quando comeu do fruto, respondeu a Deus: não conte comigo, eu não sei obedecer; e Abraão            inversamente, quando leva seu filho para ser sacrificado estava dizendo a Deus: conte comigo, peça o que quiser. Deus nos diz, "Trazei todos os Dízimos"se nós negamos, estamos dando a resposta de Adão: não conte comigo, eu não sei ser fiel.
III)  COMO O DÍZIMO DEVE SER DEVOLVIDO       1.  Com pontualidade.
      (1) O dízimo precisa e deve ser devolvido imediatamente após o recebimento de seus rendimentos.
      (2) O cristão fiel não acumula dízimos nem atrasa seu devolvimento.
      (3) O dízimo é chamado nas escrituras de primícias, sendo assim deve ser o primeiro a ser pago, antes de qualquer outra conta.
       2.  Através da igreja.      (1) A Bíblia diz: Trazei os dízimos à Casa do Tesouro... (Mq. 3.10ª). A Casa do Tesouro daquela época histórica foi substituída pela Igreja dos nossos dias, portanto todos os dízimos devem ser trazidos até a tesouraria da Igreja.
      (2) Está vedado ao cristão a liberdade de administrar o dízimo, esta responsabilidade foi dada à Igreja do Senhor (Dt. 12:5,6).
      (3) O cristão não pode sair distribuindo o dízimo a seu bel-prazer, este deve ser devolvido fielmente à Igreja em que você está servindo como membro (At.4:34).
       3.  Na sua integridade      (1) O dízimo deve ser calculado corretamente, para devolvê-lo completo. O cristão não deve entregar na casa do Senhor 9,5% como se fosse o seu dízimo, é melhor entregar como uma oferta, porque dízimo é a décima parte, exatamente.
IV)  COMO CALCULAR O DÍZIMO
       1.  Defina sua renda.      (1) Se você recebe salário, deverá calcular a décima parte do BRUTO, isto porque os descontos efetuados tais como INPS, Imposto de renda e outros, são uma capitalização em seu favor. Cremos que a Bênção de Deus também é sobre o bruto e não sobre o líquido.
             O cristão deve devolver o dízimo dos rendimentos com outras fontes, tais como: poupanças, aluguéis, investimentos financeiros, aposentadoria, renda mercantil ou industrial, renda agrícola ou pecuária, direitos autorais, venda de móveis ou imóveis. Devemos ser fiéis ao Senhor com tudo o que for renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário