quinta-feira, 18 de abril de 2013

mensagem de Domingo, diante da situação que vivenciamos o Pastor Andre prega uma mesagem intereçante, sobre busquemos a agua viva.



o Pr andre com seu filhinho Samuel

 

                                           Tema:                   i.b.a 14.04.2013

BUSQUEMOS A ÁGUA VIVA

Jo 4.7-15                                                                                                                        


Introdução:
Você algum dia teve sede e não havia água ao seu redor que pudesse beber? É realmente uma situação difícil!
Podemos ingerir refresco, sucos e refrigerantes, mas nada nos satisfaz tanto quanto a água pura, que nos hidrata e sacia a sede.
Pode parecer incrível, mas existem milhões de pessoas no Brasil Crianças e adultos que morrem de desidratação todo ano.
Em linguagem simples, a desidratação ocorre quando você perde mais água do que consome.
Verdadeiramente a água é um recurso natural indispensável á vida! Há lugares no mundo onde a água custa mais que o petróleo!
Mais a pior sede é a espiritual! O resultante de uma vida sem Deus, os que vivem sem Jesus no coração está desidratados e mortos espiritualmente!
Pode ser que você viva hoje uma situação de injustiça, tristeza, abandono, incerteza, solidão ou até mesmo de um sistema religioso distante do verdadeiro Deus, ou talvez, a sua situação seja tão confortável que nem ao menos percebeu que você tem sede espiritual e necessidade de Deus!
Quero dizer a você: há esperança! Para você e sua família! Jesus pode sacia a sua sede.
A água que bebemos a física possui o defeito fundamental de tudo quanto é terreno, sem importar, se trata de um prazer, de uma possessão, de uma esperança, de uma obra, de uma profissão ou de uma realização.
No livro de Salmos encontramos A corça, é um animal de pequeno porte, rápido e muito bonito.
Ela muito apreciada pelos judeus. Quando tem sede, fica muito ansiosa, cheia de desejo de beber a água do rio.
Por isto, no salmo 42, o salmista afirma: “Como a corça deseja as águas do rio, assim também a minha alma deseja a ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo”.
Nossas almas também sentem sede. É uma sede constante.
No texto que lemos, vimos o exemplo de alguém que também tinha a necessidade de saciar a sua sede espiritual.
Com muita sede na alma, a mulher samaritana de Sicar pediu a Jesus a água viva.
Depois de conversar com ele, a mulher acreditou que sua vida mudaria, a partir dali.
Nós também temos necessidade desta água. Devemos buscar em Jesus a água viva para saciar a sede das nossas almas. Busquemos, então, desta água, por que...
1.   A ÁGUA VIVA É OFERECIDA SEM HORA MARCADA
O v.6 diz que “Jesus se assentou junto ao poço por volta da hora sexta”. Era meio-dia.
Aquela mulher enfrentou um calor fortíssimo: ela poderia ter ido mais tarde, acompanhada pelas outras mulheres, como era o costume. Parecia mesmo uma hora imprópria para ir lá.
Provavelmente a mulher foi buscar água para os trabalhadores do campo vizinho. Além disso, Jesus foi buscar água num poço distante, ao invés de pegar água nos riachos que tinham no caminho.
A ida de Jesus ao poço também parecia imprópria, mas, na verdade não foi. Ele trouxe uma grande bênção para aquela mulher.
Aplicação:
Jesus não precisa de hora marcada para agir, para transformar vidas, para salvar.
A oportunidade que temos para um encontro de salvação com Ele deve ser aproveitada. Ninguém está aqui neste templo por acaso, por uma coincidência ou conveniência Jesus quer oferecer água viva hoje, nesta noite para você. Você quer a água viva?
2.   A ÁGUA VIVA É OFERECIDA SEM DISTINÇÃO
Os judeus não são amigos de samaritanos. Alguns estudiosos acham que os samaritanos são uma raça mista (estrangeiros com judeus); outros acham que eles são totalmente estrangeiros, que adotaram as práticas religiosas judaicas, porque Samaria foi ocupada pelos babilônicos no passado.
O certo é que os judeus, para irem à Galiléia, evitavam passar por Samaria.
Eles corriam o risco de ser assaltos, brigas e muita violência: até mortes aconteciam na viagem.
Tinham muitas quadrilhas de ladrões que se aproveitavam dos judeus que iam à Jerusalém para participarem de alguma festa.
Apesar disso, Jesus oferecia água viva para aquele povo.
Aplicação:
Jesus não tem preconceitos, não tem preferência. Ele ama a todos sem distinção. Não importa a condição, a classe social, a raça. Não faz diferença para ele.
Jesus oferece água viva a todos.  Pois bem. No v.9 a mulher perguntou: “Você é judeu e eu samaritana. Como é que me pede água?”
Ela o reconheceu que era judeu por causa das roupas e da pronúncia das palavras. E achou que Jesus não estava sendo educado.
Mas não foi bem assim: mesmo sendo de um povo hostil e inimigo, Jesus tratou a mulher com dignidade e ainda despertou o interesse da sua alma: disse Jesus: “Olhe, se você conhecesse o dom de Deus...”
Aplicação II.
Jesus conhece qual é a sua sede. Ele sabe que você precisa recebê-lo na sua vida. Não importa se você se acha uma pessoa boa ou um pecador. A água viva é para todos.
Todos nós sentimos sede.

A sede da alma é uma experiência comum a todas as pessoas, pobres ou ricas, gordas ou magras, altas ou baixas. Você não poderá negar por muito tempo que a sua alma sente sede de Deus. Receba hoje mesmo desta água que Cristo oferece.

Algumas pessoas não se elevam mais alto que essa mulher samaritana, apesar de ser mulher bem experimentada na vida, muita sabia quantas as coisas terrenas, dotada de respostas prontas e de facilidade de expressão.
Todavia, quando se tratava de coisas de natureza espiritual, não encontrava significação alguma em frases como água viva, que é a única capaz de satisfazer á sede da alma.
3.   A ÁGUA VIVA É OFERECIDA SEM ESFORÇO MATERIAL
No v.11 a mulher falou: “Você não tem como tirar a água e o poço é fundo. Como é que vai me dar água viva?”.
Ela queria dizer o seguinte: “Ora, Jacó usava balde e corda para tirar a água.
Você tem algum poder que Jacó não teve?” Jesus não tinha corda nem balde para tirar água do poço, que tinha mais de 30 metros de profundidade.
A mulher não entendeu que a água viva se referia ao próprio Jesus.
Parece a mesma estranheza de Nicodemos. Jesus lhe disse que “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus”. Nicodemos perguntou: “Como é que um homem velho pode nascer de novo? Será que ele pode voltar para a barriga da mãe e nascer outra vez?” impossível... Ele imaginou que seria um esforço impossível.
Aplicação:
As pessoas têm dito a você que este esforço é impossível, olha o nome impossível não está contido no dicionário de Deus, a palavra diz que tudo é possível ao que crê.
Não é assim que acontece? Quantas pessoas acham que devem fazer um grande esforço material para que Deus perdoe os seus pecados ou para que tenham uma experiência profunda com Ele.
Para alguém ser salvo, não precisa fazer peregrinação, pagar uma grande quantia em dinheiro, nem precisa fazer comércio de sua alma com Deus.
Jesus exige fé para alguém beber da água viva. Tão somente fé. É uma atitude espiritual.
A mulher pensou diferente. Ela achava que a água viva era extraída daquele poço com o esforço humano.
Não imaginava que Jesus poderia dá-la de graça. Pela sua misericórdia, sua graça, Ele daria a água viva.
Quando damos um passo para Jesus e recebemos dele a salvação. Graças a Deus é necessário apenas que você tenha fé de que esta água pode mudar a sua vida e você será salvo.
Você vai receber da água viva sem nenhum esforço material: apenas fé – apenas um passo para matar a sua sede.
4.   A ÁGUA VIVA MATA A SEDE PARA SEMPRE
No v. 14 Jesus prometeu à mulher: “A pessoa que beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede; a água que eu lhe der se tornará uma fonte a jorrar para a vida eterna”.

Aquele poço era muito útil, mas era um reservatório das águas da chuva.
 Era uma água estagnada, parada. A água parada pode ser contaminada, pode estar poluída, cheia de doenças. Dengue, malária, febre amarela, leptospirose, etc., são doenças que podem até matar.

Na vida nós encontramos tanta água contaminada. Oportunidades tentadoras nos são oferecidas, mas o fim delas é a morte.
Mas quando Jesus falava da água viva não se referia à água física.
A água física também representa a experiência terrena: uma posse, uma herança, um trabalho, uma profissão e uma felicidade puramente material, uma vida sem Jesus.
Aplicação:
Não é isto que Deus tem para oferecer. Tudo isto é muito passageiro e perigoso. Deus tem o melhor para você.
Quando nossa felicidade está baseada em coisas materiais, nós voltamos a sentir sede e muito mais do que sentiamos antes!
Você não deve esquecer que a satisfação e a felicidade plenas nunca serão conseguidas no plano material.
Ilustração bíblica:
A pessoa não pode viver dando prazer apenas ao corpo, como se não tivesse alma.
O próprio Jesus falou de um fazendeiro que não se preocupava com a sua alma.
As suas terras produziram uma grande colheita. Como ele não tinha lugar para guardá-la, queria derrubar os depósitos e construir outros bem maiores.
E então ficaria comemorando: “Sou um homem rico. Tenho tudo de bom que preciso para muitos anos.
Agora é só comer, beber e me divertir”. Mas Deus lhe disse: “Seu tolo. Se você morrer esta noite, quem vai ficar com toda a sua riqueza?”
Aplicação II.
A alma sempre busca mais do que riquezas ou conhecimento. Por isso, ela nunca estará satisfeita. Ela sempre terá sede.
Somente Jesus satisfaz a alma. Somente Ele mata a sede da alma. Ele nos satisfaz por completo.

Jesus ofereceu “uma fonte que jorra para a vida eterna”. O poço de Jacó supria água para a sua família, seu rebanho e o seu povo.
Só isso. Jesus traz a água que sacia a sede do mundo inteiro.
Então a mulher pediu: “Me dá dessa água, para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui tirá-la!” (v.15). Não havia muito o que falar naquela hora.

Ela rompeu com o seu passado e acreditou que é possível não ter mais sede com a presença de Jesus.
Ela estava cansada de ir ao poço e pegar água, mas continuava com sede. Por isso, a água viva lhe seria tão importante!
Você também pode ter bebido em muitas fontes, mas continua com sede na alma.
Quantas vezes você tentou encontrar ajuda e não foi ajudado!
Quantas vezes você quis que alguém enxugasse as suas lágrimas e elas não foram enxugadas!
Quantas vezes você perguntou e não teve respostas! Se você ainda tem sede, se você deseja encontrar salvação, ajuda alegria e a resposta, Jesus vai lhe dar.
Jesus coloca dentro de nós uma fonte que jorra sempre, um rio interior: o Espírito Santo.
Neste sentido, nós somos como as plantas. Se você coloca água nas folhas ou no caule da planta, pode até refrescá-la, mas ela só pode sobreviver com água na raiz. Se a planta não receber água no interior, ela seca e morre... Água no exterior não resolve, mas água na raiz é suficiente. Não é no exterior, mas no interior que precisamos de água. Não basta uma nova moda, uma nova tecnologia, uma nova religião. É preciso uma nova vida com Cristo. É preciso receber a água viva!
Conclusão:
A experiência da mulher samaritana nos deixa uma grande lição.
Ela descobriu que o poço de Jacó era importante, mas não podia matar a sua sede em definitivo.
Por isso, ela disse a Jesus: “Me dá dessa água para que eu nunca mais tenha sede”. Tudo mudou quando ela pediu isto a Jesus.
Parece simples, mas muitas vezes torna-se um passo tão difícil para tomar na vida! Mas, vale a pena, com toda a certeza.
Com Jesus, nossa água da vida corre para o oceano de Deus (correm para a vida eterna). Para onde estão indo as suas águas da vida?
Deus sabe quais são as suas necessidades. Ele quer lhe ajudar.
Tudo aquilo que nos é oferecido na vida nos deixa com sede depois de algum tempo, mas Jesus pode matar a sede da alma de uma vez por todas.
Devemos buscar em Jesus a água viva para saciar a sede das nossas almas. Venha e receba desta água viva! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário